Notícias

Com sangue novo, seleção brasileira de taekwondo está definida para 2014

Grand Slam de Vitória/ES confirmou renovação de 75% dos titulares da seleção

grand slam de taekwondo renovação seleção brasileira em vitoria
Crédito: Divulgação CBTKD
Atribua uma nota:

Foi disputado neste fim de semana, dias 15 e 16, em Vitória, no Espírito Santo, o Grand Slam de Taekwondo. Após as disputas, uma confirmação: renovação de 75% dos titulares da seleção brasileira de taekwondo. Foram cerca de 130 lutas, disputadas por 150 atletas vindos de todas as regiões do Brasil, em busca de um sonho que só foi alcançado pelos 32 melhores da competição. Cada uma das 16 categorias de peso (8 masculinas e 8 femininas) classificou um atleta titular e outro reserva.

Com nível alto e participantes bem preparados, apenas quatro titulares do ano passado conseguiram manter suas vagas: Guilherme Dias (-58Kg), Henrique Precioso (-74Kg), Iris Tang Sing (-46Kg) e Julia Vasconcelos (-62Kg). Alguns reservas de 2013 conseguiram chegar à titularidade: Venilton Torres (-53Kg), Lucas Ferreira (-87Kg) e a jovem carioca Ana Carolina Souza, que foi campeã na categoria -73kg, numa final disputada com Natália Falavigna, agora reserva. Outro nome de peso que ficou este ano fora da seleção foi Diogo Silva (-68Kg), tendo conquistado o quarto lugar da competição. A titularidade da categoria -68Kg foi alcançada por Gustavo Almeida. O paranaense Breno Pinheiro ficou como reserva.

Uma das lutas mais emocionantes foi a final da categoria -58Kg que, pelo terceiro ano consecutivo, foi disputada entre Guilherme Dias e Marcio Wenceslau. Mais uma vez, o jovem brasiliense levou a melhor e acabou por se manter como titular da seleção. “Graças a Deus pude conquistar mais este título. Por ter conseguido um ano de 2013 muito bom, ficou a expectativa de me sair bem nesta seletiva. A responsabilidade aumenta, mas eu me preparei e treinei muito para me manter na seleção. A CBTKD está de parabéns pela organização do torneio. Agora é fazer o planejamento de competições da temporada e buscar mais conquistas”, afirmou Guilherme Dias, que irá disputar os Jogos Sul-americanos, em Santiago, no Chile, no mês de março.

Para Fernando Madureira, técnico da seleção brasileira, este Grand Slam promoveu uma “renovação natural de atletas, que já era esperada. Houve algumas surpresas, mas já era de prever algumas mudanças, como estamos vendo aqui, sendo que o que acho mais legal é as trocas que houve entre campeão e vice. Vários atletas antes reservas passaram a titular e vice-versa. Isso mostra que estamos com um nível competitivo muito forte. Eu vejo que temos material humano muito bom, precisamos saber trabalhar bem com isso. Na minha opinião, pensando nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o ideal seria turbinarmos vários da mesma categoria para construir uma equipe muito forte”, destacou o técnico.

Confira os resultados finais do Grand Slam e a nova Seleção Brasileira para 2014:

Masculino

-54kg
1º Venilton Torres (AP)
2º João Miguel Neto (PR)

-58kg
1º Guilherme Dias (DF)
2º Marcio Wenceslau (SP)

-63kg
1º Charlles Maiolli (ES)
2º Felipe Kenji (PR)

-68kg
1º Gustavo Souza (SP)
2º Breno Pinheiro (PR)

-74kg
1º Henrique Precioso (SP)
2º Nickollas Ribeiro (SP)

-80kg
1º André Bilia (SP)
2º João Chaves (PR)

-87kg
1º Lucas Ferreira (ES)
2º Douglas Marcelino (RJ)

+87kg
1º Maicon de Andrade (SP)
2º Guilherme Felix (ES)

Feminino

-46kg
1º Iris Tang Sing (AP)
2º Valeria Rodrigues (GO)

-49kg
1º Jamila Tanna (SP)
2º Leidiane Santos (SP)

-53kg
1º Gabriela Toledo (PR)
2º Diana Freitas (SP)

-57kg
1º Josiane Lima (PA)
2º Talita Fernandes (SP)

-62kg
1º Julia Vasconcelos (SP)
2º Fernanda Souza(SP)

-67kg
1º Raphaella Galacho (AP)
2º Debora Nunes (SP)

-73kg
1º Ana Carolina Souza (RJ)
2º Natalia Falavigna (PR)

+73kg
1º Erica Ferreira (MG)
2º Hellorayne Paiva (SP)

Galeria
Crédito: 1 de

Atribua uma nota:

Aguarde...